Semanal / No 1093   © 2018   Edição 09/15nov18
[LEVE]
[FÁCIL]
[RÁPIDA]
[TENTAÇÃO LIGHT]

LEVE
 
Arroz de bacalhau.

Acrescentar temperos verdes nos últimos minutos de cozimento do arroz deixa a receita mais aromática!

   
300 gramas de bacalhau (já dessalgado); 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite; 2 xícaras (chá) de arroz cru; 1 cebola picada; sal a gosto.

Corte o bacalhau (já dessalgado) em pedaços ou desfie, retirando peles e espinhas. Aqueça o óleo em uma panela, junte a cebola, o bacalhau e refogue. Acrescente o arroz e refogue por mais 5 minutos, mexendo bem. Adicione água até passar 2 dedos acima do arroz. Quando levantar fervura, prove e, se necessário, acrescente sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, até o arroz chegar à consistência desejada. Se necessário, acrescente mais água para terminar de cozinhar o arroz.


FÁCIL
 
Bife de filé ao shoyu.

Arroz ou batatas no vapor são ótimos acompanhamentos para esses bifes.

   
1 colher (sopa) de vinagre; 4 colheres (sopa) de azeite; 1/2 cubo de caldo de carne esfarelado (sem diluir); 500 gramas de bife macio, preferencialmente de filé mignon; 1 cebola média; 70 ml de shoyu (molho de soja).

Corte a cebola em rodelas. Em uma tigela de fundo largo, coloque o shoyo, o vinagre e o 1/2 cubo de caldo de carne esfarelado. Misture e complete com shoyu, se necessário, até que o fundo da tigela esteja completamente coberto. Colocar sobre esse molho as rodelas de cebola e a carne por cima da cebola. Espalhar mais um pouco de shoyu em cima da carne e deixar descansar por 20 minutos. Em seguida, vire a carne, novamente coloque um pouco de shoyu por cima e deixe descansar mais 20 minutos. Retire a carne e deixe na tigela o shoyo e a cebola. Em uma panela, aqueça o azeite e deixe esquentar. Coloque a carne e vá virando até ficar bem dourada (ou a seu gosto). Coloque então o shoyu com cebola que ficou na tigela e ferva até o molho reduzir e encorpar. Sirva em seguida.


RÁPIDA
 
Espaguete com anchovas.

O sabor picante da anchovas dispensa queijo ralado. Ideal é espalhar salsinha ou manjericão frescos picadinhos por cima e decorar com azeitonas.

   
500 gramas de espaguete; 150 gramas de filés de anchova; 2 colheres (sopa) de purê de tomate; 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva; 1/2 (xícara (chá) de manteiga; sal a gosto.

Desmanche os filés de anchova com um garfo e coloque em uma panela com a manteiga e o azeite. Frite rapidamente. Acrescente o purê de tomate, o sal e cozinhe só até ferver. Retire do fogo e reserve. Cozinhe o espaguete em água com sal, pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e, imediatamente, enquanto está quente, misture ao molho reservado.


TENTAÇÃO LIGHT
 
Creme de morangos.

Sobremesa deliciosa para saborear em culpa: cada taça tem apenas 120 calorias.

   
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro; 1 colher (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) de licor (de sua preferência); 1 colher (café) de chocolate amargo em pó (não use achocolatado); 400 gramas de morangos; 2 claras.

Limpe os morangos e lave-os bem. Deixe escorrendo sobre um pano limpo até secarem. Passe-os então por uma peneira. Colocar esse purê de morangos em uma tigela e adicione a metade do açúcar de confeiteiro e o licor. Mexa ligeiramente e deixe pelo menos duas horas no refrigerador. Depois desse tempo, acrescente ao purê de morango as claras batidas em neve firme. Divida em o creme em 4 taças. À parte, misture o chocolate em pó com o açúcar restante, mexendo bem. Polvilhe o creme com essa mistura. Coloque as taças de volta na geladeira e espera pelo menos duas horas antes de servir.


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  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
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