No 7578 Ano 31   © 2018   2a-feira 23jul2018
nanoJORNAL para Tablets & smartphones

Bolsonaro, candidato
oficial do PSL.

Em convenção do Partido Social Liberal (PSL), ontem, no Rio, o deputado federal Jair Bolsonaro foi confirmado candidato à Presidência da República. Embora presente à convenção, a advogada Janaina Paschoal disse que ainda não aceitou o convite para ser vice. O partido tem até 05ago18 para anunciar a chapa. O candidato discursou por 55 minutos para uma plateia inflamada que encheu o salão do Centro de Convenções Sul-América, no centro do Rio, para 3 mil pessoas. "Eu sei o desconforto que venho causando. Eu sou o patinho feio desta história, mas tenho certeza que seremos bonito brevemente", disse Bolsonaro.

O BRASIL E O MUNDO HOJE
Christine Lagarde, FMI, na reunião do G20: alerta para perda de todas as economias.

foto G20 / Divulgação





Fundir ministério e privatizar estatais Apesar de afirmar que seu programa de governo não está concluído, Bolsonaro adiantou que quer excluir o das Cidades e fundir pastas como Fazenda e Planejamento, assim como Agricultura e Meio Ambiente. Ele prometeu ainda, se eleito, privatizar estatais. Também não adiantou nomes, mas garantiu enxugar a Petrobras, que segundo ele "tem muitos braços". Também afastou qualquer possibilidade de ocupação política em cargos executivos nos Bancos Central, do Brasil e Caixa Econômica Federal.

G20: riscos de curto e médio prazo. Depois de dois dias de reuniões em Buenos Aires, Argentina, ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do G20 manifestaram a preocupação com o aumento de "riscos de curto e médio prazo" ao crescimento da economia global. Entre esses riscos, estariam as "crescentes vulnerabilidades financeiras e o aumento das tensões comerciais e geopolíticas". Foi o 3º encontro dos responsáveis pelas áreas econômica e financeira do G20, na presidência argentina do grupo, que termina no fim do ano. Mas foi a primeira reunião desde que os EUA passaram a aplicar tarifas à China e outros países.

Índices / Mercado

MOEDAS
            Compra  Venda
Dólar
Comercial   3,7737  3,7743
PTax        3,7787  3,7793

OURO
R$/grama       BM&F 148,90

BOLSAS
S Paulo  (Bovespa)  +1,40%
S Paulo  (IBx)      +1,47%
S Paulo  (IBx-50)   +1,38%

Poupança antiga    0,5000%
Poupança nova      0,3715%



Movimento político reflete no mercado Anunciada mas não confirmada, a adesão do Centrão à candidatura Geraldo Alckmin (PSDB) deve produzir efeitos no mercado financeiro, esta semana - pelo menos até 5a-feira, 26jul18, para quando se promete a confirmação. O segundo evento que deve ajudar a guiar o mercado é a temporada de resultados corporativos. A partir de amanhã, saem o balanço do Pão de Açúcar, Fibria e Vale. No total, pelo menos 24 balanços do 2º trimestre devem ser divulgados entre 23 e 27 de julho. É bom ficar de olho, também, nos desdobramentos da guerra comercial dos EUA contra China e União Europeia [ver ECONOMIA].

Aeroportos de SP já funcionam Voltaram a funcionar normalmente os aeroportos de São Paulo, depois de falha nos radares. As instabilidades no sistema levaram ao fechamento do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, por mais de 40 minutos na 6a-feira (20). Com isso, o terminal chegou a ter 21 partidas atrasadas, das 110 realizadas para aquela manhã, além de dois cancelamentos. Segundo a Aeronáutica, a instabilidade no sinal de radares foi causado por problemas no fornecimento de energia elétrica.

Projeto cubano de Constituição reconhece propriedade privada A Assembleia Nacional de Cuba aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de uma nova Constituição que, entre outras medidas, reconhece o papel do mercado na economia socialista, o investimento estrangeiro e novas formas de propriedade, inclusive privadas. O projeto passará por consulta popular, e depois deve ser aprovado em referendo nacional. A nova Carta estabelecerá a figura do Presidente da República e do vice-presidente. Também restaura o cargo de primeiro-ministro. E define casamento como a união entre duas pessoas, sem especificar sexo, abrindo legalmente o caminho para o casamento gay.

E MAIS:
Cozinha // Talharim rápido ao forno.
   
1 pacote de massa tipo talharim; 1 colher (sopa) de azeite; 1 vidro pequeno de maionese (250 gramas); 300 gramas de mussarela cortada em cubinhos, 3 dentes de alho fatiados, 3 tomates bem picados e sem sementes, orégano a gosto. Opcional: 150 gramas de presunto cortado em cubinhos. // Cozinhe o pacote de talharim conforme a instrução da embalagem, acrescentando o azeite à água do cozimento. Deixe al dente. Em separado, misture a maionese, os cubinhos de mussarela (o presunto, se for o caso)o alho e os pedacinhos de tomate. Tempere com uma pitada de orégano. Misture bem e reserve. Quando o talharim estiver cozido e bem escorrido, acrescente o molho de maionese, misture bem e passe tudo para um refratário. Leve ao forno preaquecido quente (180 a 200 graus) apenas até derreter a mussarela.

Jornaldodia nanoJornal para tablets & smartphones
© 2016   http://www.jornaldodia.com.br>Jornaldodia / Brasil